1-Começando a programar:
Olhe na figura ao lado, temos o Ator escolhido, ele é padrão no programa e é chamado Tobi, usaremos essa seleção apresentada, claro que outros atores podem selecionados, mas isso ficará para depois, nesse ator é que serão programados os blocos que compõem os códigos do programa, então, eles terão ser inseridos num cenário, que corresponde a essa figura do labirinto amarelo, esse cenário deve ser buscado selecionando a aba Cenário que fica no canto superior esquerdo, observe a figura, lá tem um botão com uma figura de foto com um sinal de +, apertando nela, dará uma lista de cenários, aí basta escolher e está pronto. Algo semelhante acontece para escolher o ator, mudando a aba para Ator e apertando no botão para escolher atores. Lembrando que o programa é feito na seleção do Ator, ele é apertado no cenário, observe a figura.
O programa sempre obedece a uma ordem de cima para baixo, observe a figura do lado esquerdo, selecione os blocos e monte exatamente essas pilhas com as informações escritas nelas, sempre começa a funcionar quando a bandeira verde é clicada, olhe o cenário, no canto superior esquerdo, vc verá a bandeira verde e o círculo vermelho, no verde inicia o programa e no vermelho, ele é parado.
Outra coisa a dizer, é que deve ser selecionado primeiro a placa do Arduino, no nosso caso foi o Nano, conectar a placa (numa entrada USB do seu micro), escrever o código montando os blocos e transferir o programa todo depois de escrever ele, apertando "Carregar Firmware".
Escreverei essa etapa na sequência.
O segundo bloco, mostra a posição inicial do Tobi no cenário.
No terceiro bloco, limitaremos o Tobi ao tamanho de 40%. Aí na sequência, encontramos os blocos de controle: sempre, se e então, teremos a leitura das variáveis em A1 e A0, que são entradas/saídas analógicas do Arduino Nano, será definido em A0, a variação de movimento horizontal, eixo x e em A1, o mesmo para o movimento vertical, eixo y.
Observe na figura da esquerda, o detalhe para conectar o joystick do Arduino, o pino VRx, é conectado em A0, VRy em A1, isso dará um movimento perfeito, senão haverá inversão do sentido de movimento do Tobi no Cenário.
O pino +5 V é conectado aos +5 V do Arduino e o GND, ao GND do Arduino.
O GND é a terra do circuito, +5V, a tensão padrão de alimentação de qualquer Arduino, inclusive o Nano.
A montagem é bem prática, basta inserir o Arduino Nano num protoboard e espetar os fios do joystick nas posições correspondentes, veja a figura da montagem do Arduino Nano.
Os sensores são as cores das extremidades do Tobi (Ator) e as paredes e limites do Cenário, no caso, o labirinto.
Para fazer isso é fácil, monte os blocos como indicado na figura e a sequência das cores sempre é do Tobi, pro Cenário; o Tobi tem cor bege e o Cenário, cores pretas, das paredes e bordas, e a maçã tem cor vermelha, o macete pra acertar isso é posicionar o mouse em cima de cada círculo de cor do bloco, escolher o conta gotas, ir no Tobi e no Cenário para selecionar as cores das extremidades deles, e o círculo do bloco assumirá essa cor, ficando igual ao mostrado na figura direita acima.
4- Detalhes de seleção da placa do Arduino Nano:
Vá no canto superior esquerdo da tela e selecione Placa, em seguida, ela abrirá essa tela onde irá ser selecionado o Arduino Nano.
.
Conecte o Arduino Nano na USB do micro, a USB vai alimentar o circuito do hardware do Arduino e o joystick, observe que você terá a sinalização da porta serial para conectar, a configuração será igual ao da figura à direita.
Na figura da direita, temos a janela com a porta serial disponível conectada e a placa sinalizada como on, a partir daí, é escrever os blocos do programa e mandar gravar no Arduino.
Nesse caso temos a gravação do programa no Arduino, onde transferimos o programa todo depois de escrever ele, apertando "Carregar Firmware", esse botão está no canto superior esquerdo do Cenário, confiram lá. Haverá uma mensagem dizendo que a transferência foi ok.
5- Detalhes da Montagem no protoboard: Na foto é mostrada a ligação do Arduino Nano na matriz de contato (protoboard) e a ligação do Joystick conforme descrito anteriormente.
Para conectar o joystick, o pino VRx, é conectado em A0, VRy em A1, isso dará um movimento perfeito, senão haverá inversão do sentido de movimento do Tobi no Cenário.
O pino +5 V é conectado aos +5 V do Arduino e o GND, ao GND do Arduino.
O GND é a terra do circuito, +5V, a tensão padrão de alimentação de qualquer Arduino, inclusive o Nano, veja figura à esquerda e a anterior que descreve detalhes do Arduino.
Feito tudo certinho, agora é só clicar na bandeira verde e percorrer o labirinto com o Tobi, porém se você tocar nas paredes ou laterais pretas, ele volta pro começo...
Assim que o Tobi toca na maçã ele mostra a mensagem: "Você ganhou!", quando ele está se deslocando, será comum ver o Tobi mostrar mensagem de números, eles são as variáveis formadas pela movimentação do joystick.
Olha aí a figura ao lado direito mostrando a tela completa, com todos os elementos instalados e o jogo rodando, muito massa, no estado da arte!
7- Links para baixar o Pictoblox:
https://drive.google.com/drive/folders/1uqFsKVR7wYHCMmxhFqCBNdOYV8l5gtrn?usp=drive_link
O último link é um arquivo para corrigir problemas de reconhecimento da placa Arduino Nano no Pictoblox.
Valeu pessoas, boas experiências, dúvidas, comentários, post aqui e no nosso canal do YouTube: Guru Eletrônico, acompanhem a playlist Robótica!
Confiram o vídeo com a experiência do jogo:
#eletronicadigital
#digitalelectronics
#robotica
#arduinonano
#pictoblox
Binho de Carvalho - Contato: arabutam@gmail.com
Facebook: Guru Eletrônico
Instagram: guru_eletronico
YouTube: Guru Eletrônico
Site Principal: gurueletronico.blogspot.com, acessem nossa loja do Facebook! Guru Eletrônico!
.png)
.png)

.png)
.png)
.png)
.png)



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Poste aqui sua opinião, grato
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.