Translate

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Robótica, Arduíno, programação em blocos e exemplo de semáforo.

  Olá, pessoas, inspirado pelas minhas aulas de robótica, resolvi criar uma postagem dedicada sobre o assunto, de forma, que uso o Arduíno Nano.

 


O Arduino Nano é uma versão compacta e completa da famosa placa de desenvolvimento Arduino. Ele oferece funcionalidades semelhantes ao Arduino UNO, mas em um tamanho menor, tornando-o ideal para prototipagem rápida e projetos incorporados. Aqui estão algumas características importantes do Arduino Nano:

  1. Microcontrolador:
    • Arduino Nano utiliza o microprocessador ATmega328.
    • Ele funciona a uma frequência de 16 MHz.
    • A memória flash varia entre 16 KB e 32 KB, dependendo da versão (2 KB são usados para o bootloader).
    • Possui 1 KB ou 2 KB de memória SRAM e 512 bytes ou 1 KB de EEPROM, dependendo do microcontrolador.
  2. Alimentação:
    • A tensão de alimentação é de 5V, mas a tensão de entrada pode variar de 7V a 12V.
  3. Pinagem:

Arduino Nano é uma excelente escolha para projetos em que o tamanho e o consumo de energia são importantes. Ele pode ser programado usando o mesmo Arduino IDE que outras placas Arduino.

 Para a programação desse controlador de uma maneira prática, rápida e didática, podemos usar o sistema de blocos, semelhantes a tijolos que se encaixam e formam uma coluna ou parede.

 Explorarei aqui uma dessas programações numa imagem explorando o Semáforo e um kit montado pra isso.

 Usei o Pictoblox, um software free genial que permite o uso de blocos e que converte essa linguagem para o C++ usado no Arduino Nano e que vale a pena explorar e aprender a usar! Postarei alguns artigos em breve indicando ou mostrando alguns projetos feitos com ele e mais detalhes para montar os blocos.


 Lista de Materiais utilizados:
 1 Arduino Nano.
 1 Led Verde de 5mm.
 1 Led Vermelho de 5mm.
 6 Resistores de 220 Ohm, 1/8W.
 1 LED RGB com Anodo Comum.
 Fios para conexão conforme figura ao lado.
 Matriz de Contato.

 Na programação executada na figura acima, posso variar o tempo em 0.1 a 30 segundos que o padrão de semáforo, fora isso pode ser criado um giroflex com os leds. O led RGB acenderá em sequência, podendo ter combinações de cores e seguirá a programação executada pelo bloco anterior, observem a figura. Para conectar as saídas do Arduino Nano aos Leds, observem os números na figura e na descrição do Arduino acima e ao lado, verão as saídas Digitais que vão de D2 a D13, com algumas particularidades, eu as utilizei na montagem, vejam vídeo abaixo:


 Nesse processo foi feito apenas com 3 leds, simulando o semáforo, não incluí o led RGB, no vídeo abaixo dou um detalhe maior do processo com o Pictoblox e a programação da placa do Arduino Nano com o semáforo e RGB.

 

Dúvidas, poste perguntas aqui ou no nosso canal do YouTube, Guru Eletrônico, curtam os vídeos e posts e se inscrevam nos canais! Valeu pessoas, tdb!
#eletrônicaindustrial
#eletrônica
#arduino
#robótica

 Binho de Carvalho - Contato: arabutam@gmail.com 

Facebook: Guru Eletrônico

Instagram: guru_eletronico

YouTube: Guru Eletrônico

Site Principal: gurueletronico.blogspot.com, acessem nossa loja do Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui sua opinião, grato

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.