Olá meus amigos, tenho um projeto simples e muito dinâmico de uma fonte variável simétrica que foi testada satisfatoriamente por mim e pode ser adaptada na fonte ATX, pra corrigir os níveis e tensão de saída.
No esquema analisamos o circuito:
Podemos indicar de imediato, que os transístores Q1 e Q2 são respectivamente os TIP 31 e 32, que permitem a corrente de trabalho IC de 1A. Os capacitores eletrolíticos foram dimensionados inicialmente em 220uF, podendo ter valores de até 1000uF, garantem boa filtragem, usem o valor de tensão de trabalho dos capacitores em 25 a 35 V. Os potenciômetros devem ser de 10k Ohms, lineares, obedecendo a configuração do circuito, onde R1 e R4, limitam as correntes dos zeners D2 e D3, que tem o valor de 13 V, e liberam a tensão que será variada nos potenciômetros e será entregue em VB, observem que os capacitores C2 e C4, não permitem que essa tensão zere. As tensões de saída são sinalizadas pelos leds da configuração mostrada no circuito.
A retificação do circuito foi feita através de uma ponte de retificação de até 1 A, poderia ser feita por uma ponte de diodos 1N4004, que teria o mesmo resultado, observem também que o trafo a ser usado deve ter potência suficiente pra atender a corrente de saída desejada.
Você pode usar várias configurações de proteção e dimensionamento do trafo, nesse projeto usei a mais simples; vejas as fotos abaixo da fonte, usei um trafo de 200 mA, para uma aplicação pequena, onde tenho as tensões de 12 e -12V variando simetricamente e com possibilidade de alimentar vários protótipos.
Na sequência, temos a foto com o detalhe construtivo da fonte e da inclusão dos elementos como a chave seletora de tensão e o fusível de proteção.
O detalhe da fonte montada, com a placa de circuito impresso da fonte, transformador, potenciômetros, leds e fusível, fica bem claro e explicado pra você, aí ao lado, veja a figura. Essa ideia pode ser adaptada na fonte ATX, aplicando a placa de circuito impresso, PCI, embutindo internamente, claro que deve ser observado o consumo de até 1 A, correntes maiores exigirão transistores de maior capacidade. A grande vantagem desse circuito é a portabilidade, o baixo custo de construção e a utilização rápida, precisa, que apoia a maioria das montagens e testes de protótipos.
Uma nova versão:
Lista de materiais:
Botões do potenciômetro (02), veja figuras.
Caixa plástica padrão pra montagem, veja figura.
Conectores jack (03), para conexão das pontas de prova, veja figuras.
C1,C3,C5,C6 - Capacitor eletrolítico polarizado de 220uF/25V.
C2,C4 - Capacitor cerâmico de 100nF/250V.
D1 - Ponte retificadora, 1B4B42, veja texto e figuras.
D2 e D3 - Diodo zener de 13V/1W.
Led1 e Led2 - Leds verde e vermelho, tamanho médio, veja figuras e texto.
Porta fusíveis pequeno de 0,5 A.
R1,R4 - 330 Ohm/1W.
R2,R5 - Potenciômetro de 10k linear.
R7,R8 - Resistor de 1k/1/8W.
Q1 - Transístor Darlington NPN TIP31.
Q2 - Transístor Darlington PNP TP32.
T1 - Transformador de 110/220V/12+12V/60Hz, 1 A, 24W.
Fiz um novo esquema usando a mais nova versão do Eagle e produzi um diagrama e PCB, no estado da arte e praticamente tem todos os componentes do circuito inicial, dando uma opção bem ampla pra você montar esse circuito, que é extremamente prático e funcional.
Confiram o diagrama, observem que usei os diodos 1N4004 na ponte retificadora e conforme dito antes, posso substituir por uma ponte de 1 A, sendo acrescentados os conectores de 1 a 4, que alimentam o circuito, conexões de potenciômetros e saída DC. Nada impediria a modificação para correntes maiores, entretanto teríamos que substituir os diodos da ponte e transístores para a corrente desejada e o transformador seria maior, exigindo uma caixa maior pra montar.
O PCB completo detalha a distribuição dos componentes e ligação das conexões, assim como a fixação dos transístores em radiadores de calor adequados, como descrevi acima
Placas para a versão nova:
Lay out, top side, lado dos componentes.
Lay-out, bottom side, lado da solda.
Boa prática!
#eletronica
#electronics
#fontesdetensãocontínua
#powersuplies
Binho de Carvalho - Contato: arabutam@gmail.com
Facebook: Guru Eletrônico
Instagram: guru_eletronico
YouTube: Guru Eletrônico
Site Principal: gurueletronico.blogspot.com, acessem nossa loja do Facebook!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Poste aqui sua opinião, grato
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.