Translate

quinta-feira, 27 de março de 2014

Farol de Leds pra motocicletas

 Olá meus caros amigos, estou propondo a idéia de farol de leds, que já vem sendo usada em alguns modelos de carros e motos, mas aqui, quis criar idéias exclusivas, pra quem quer fazer o artesanal.
 Observe que fiz na figura ao lado um circuito com dois e outro com três leds, simulando o que poderia ser o farol baixo e o farol alto, com a desvantagem de estarem ligados a resistores de valores iguais, mas com consumo igual de corrente pra ambos circuitos. A desvantagem está em proporcionar um brilho baixo aos leds, que devem ser necessariamente de alta intensidade e o valor do resistor ligados a eles, deve ser menor pra permitir maior corrente, e a potência do resistor deve ser maior, outra coisa importante, não adianta ter brilho se não tem foco, com uma única lente, podemos conseguir melhores focos de luz...
 No circuito que apresento agora, foi racionalizado o que apresentei pra vocês aqui.


 
 Observem que a configuração mudou e R1, tem valor diferente de R2, com potências iguais, apenas valores diferentes que permitem uma corrente maior que outro, já que o número de leds é igual pra cada circuito, eles apenas brilharão mais com corrente menor. Isso deve ser feito com o cuidado de limitar a corrente mínima, dentro de uma potência estipulada, como nesse circuito, caso contrário, o calor será intenso e queimará o resistor...
 O lay-out do circuito está ao lado.
 A sugestão desse lay-out foi pensada de forma que se encaixe numa lente focalizadora dos bulbos que formam os diversos faróis, talvez será necessário você pesquisar ferramentas ou lentes de lanternas, por exemplo, que poderiam ser empregadas aqui.
 O uso de faróis a led é uma grande vantagem pra uma iluminação melhor, fria e que dinamiza o desempenho e vida útil da bateria.
 Mais adiante, irei sugerir uma montagem em placa universal com apenas um led e dois resistores, aproveitando uma lâmpada de farol de moto.

Pessoal, agreguei uma sequência construtiva do farol de led, a idéia é conseguir algo prático, simples e complementado por uma lente, isso reduz custos de montagem e difunde a potência da luz em algo bem maior, aceito sugestões pra fazer a lente ou aproveitar modelos satisfatórios. Veja à direita e na sequência.




Detalhes de montagem, feito em placa universal e com resistores de potência.






Olha aí o detalhe do led e as ligações e soldagens dele.
Abaixo, o fotolito do projeto.


 Lista de Materiais:

 Led 1 a 10 leds de alta intensidade de até 3W
 R2 resistor de fio de 220 Ohm/3W
 R1 resistor de fio de 150 Ohm/3W
 J1 conector de 3 posições

 Boas montagens!

 By Rubens de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário