(1° Parte: Tecnologia) Esse teste foi publicado em meados de 2007 e é de autoria do professor Alexandre Capelli, inspirado nele, adaptei e criei essa sequência que é a tecnologia atual e as tendências futuras. Usei o Circuit Maker para simular a maioria das situações questionadas.
1. No circuito abaixo, calcule o valor de R para que no resistor de 60 ohms (Ω), a corrente seja de 1A.
a) Primeira coisa a considerar.
Se V=R.I ; então: V2= V1 , portanto: V2=R1.I1 , V2=60.1 , V2=60V ; V3=60V
b) Pela Lei de Kirchhoff, a soma das tensões num circuito é igual a zero.
Portanto, VCC-VR-V2=0 , então VCC=VR+V2 , caí, VR=VCC-VR2 ou V2 , VR=90-60 , VR=30V
Se I1=1A , I2=V3 ou VR2/R2 então I2=60/30 , I2 = 2A
c) O valor de R será calculado por:
R=V/It , It=I1+i2 , It=1+2 , It=3A , portanto R=30/3 , R=10Ω
2. No regulador série abaixo, calcule o valor de R , dados: VBE=0,6V , p(Hfe)=30 . Izener = 20mA.
a) Considerando o circuito, vamos supor que IC=IE , então: IE=VE/RE , portanto IE=6/20 , então, VE , diga, IE=0,3A ou 300mA.
b) Para calcular IB, aplicamos: IB=IC/B então, IB=0,3/30 , então IB=0,01 ou 10mA.
c) IR será Iz+IB , então IR=20+10 , IR=0,03 ou 30mA.
Portanto R=VDC-Vz/IR então R = 12,6-6,6/0,03 = 200Ω.
3. No circuito a seguir, desenhe a forma de onda do sinal de saída.
a) Observe: AV ou G = R2/R1 , 10k/1k , AV=10
Portanto, Vin será incrementada 10 vezes sendo igual a 7 V.
b) Forma de onda final.
Uma onda quadrada de +7 e -7V.
4. O tiristor da figura, é disparado a 30°, a forma de onda sobre o SCR é verdadeira? Como seria o sinal da carga? Para que serve o circuito RC em paralelo com o SCR?
É verdadeira e corresponde ao sinal no SCR, a carga seria o oposto complementar desse sinal, o RC é um circuito Snubber que tem a função de amortecer transientes que possam atrapalhar o funcionamento do SCR.
5. Descreva o funcionamento, através de forma de onda da saída do circuito a seguir:
Esse circuito é um inversor, que a dará um ganho de 10 na saída, outras formas de onda, correspondem a resposta de frequência do circuito.
6. No circuito dado, temos um 555 sendo gerador de clock e um 4017 contador de década CMOS. Supondo que a saída esteja em nível zero e que o contador seja sensível a borda de subida de clock, qual led acenderá após o 3° pulso?
Acenderia o led pendurado na saída Q7.
7. Qual é o princípios básico da lei de Lenz e qual o dispositivo mais famoso que opera, segundo ele?
"Toda força magnética gera uma força eletro matriz ", o motor elétrico funciona por esse princípio.
8. Observe esse esquema simples, trifilar de comando do sentido de rotação de um motor de indução trifásico com 2 contatores, a ligação para inverter o motor tá correta?
Sim, está correta, mas deve ser acrescentado aterramento em todos os elementos, para proteção de EMI e riscos de choques, assim fica em conformidade com NR-10.
9. Comentar duas proteções para EMI, sendo uma irradiada e outra induzida pela rede de alimentação.
Na irradiada podemos utilizar o toróides de ferrite para reduzir os níveis de interferência, na induzida, filtros e aterramento conjugados.
10. Cite duas vantagens e duas desvantagens de utilização da SSR sobre os relés eletrodinâmico.
Vantagens: Praticidade e Compactação.
Desvantagens: Preço e dificuldade de circuito de comando.
11. Qual a arquitetura da fonte chaveada abaixo? Comente sua resposta explicando o funcionamento da mesma.
Arquitetura Flyback, formada por IC1 que chaveia o transformador e já tem um dimensionamento para suportar a entrada AC, sendo 110 a 220V/60Hz. Esse chaveamento ocorre com frequências da ordem de 25 a 50 kHz, tendo filtragem na entrada e na saída, com diodo rápido de chaveamento (Schotky - D4) e ao sentir o consumo da carga, manda o feedback para o IC1, pelo opto acoplador, que compensará enviando mais ou menos pulsos por PWM.
12. Analisando as duas cargas abaixo, qual delas tem o menor fator potências? Sem determinar valores, qual ou quais componente(s) você utilizaria para melhorar a instalação? Justifique a sua resposta.
A carga A tem o menor fator de potência.
Deve ser utilizado um capacitor para corrigir o fator de potência, pois o capacitor corrige o sinal atrasado provocado pela carga indutiva, colocando-o em fase sincronizada.
13. Quais são os dois principais efeitos (falhas) que a ESD pode causar em placas e equipamentos eletrônicos? Cite no mínimo duas técnicas de proteção contra esse de fenômeno.
Queima de dispositivo e degradação do funcionamento dos mesmos. Como proteção, podemos aterrar as instalações e usar EPI anti-estáticos.
14. Qual é a diferença fundamental entre um analisador de espectro e um osciloscópio?
Analisador de espectro é para pesquisar ondas de campo, osciloscópio é para analisar ondas de propagação.
15. Por que a EMI (Interferência Eletromagnética) é tão nociva aos circuitos de controle e dados? Como evitar esse problema?
Porque ela pode descaracterizar sinais de frequências que conduzem informações, pela indução de ruídos, o que impossibilita a condução de dados numa planta com alta EMI, a solução para isso foi explorada na questão 9.
16. Explique o que é a característica "rail-to-rail" nos amplificadores operacionais.
É uma capacidade dinâmica que facilita limitar a tensão de saída e é particular para cada tipo de amplificador operacional, veja o data sheet do fabricante para melhores esclarecimentos.
17. Qual a diferença fundamental entre um DSP e um microcontrolador convencional?
O DSP processa sons e o convencional, apenas dados.
18. O circuito abaixo é um conversor analógico/digital muito popular, o ADC0804. esse CI é um conversor A/D de 8 bits. Sabendo que o sinal analógico de entrada varia de 0 a 100mV, a resolução do circuito será em quantos passos (steps), em mV?
Calculamos o passo em consideração: Passo= Vr/n°byte, 100mV/8 . Passo =12,5mV, arredondando para 10mV por ser uma melhor configuração. Se temos 10mV por passo, portanto teremos 10 steps.
19. Tomando como base o set de instruções do microcontrolador 8051, que foi base para os atuais microcontroladores do Arduino, quando executamos a instrução: Mov A,#B, o que estamos fazendo?
Você está transferindo todo o conteúdo do reg B p/ A, se tirar o # será apenas o conteúdo momentâneo.
20. Quando falamos em redes de comunicação os diversos protocolos existentes são indicados para diferentes necessidades e aplicações. Seguindo essa linha de raciocínio, qual é a diferença principal entre o protocolo Ethenet e o Profibus? Comente a resposta com exemplo.
O protocolo ethernet está adaptado para uma comunicação sem interferências, como o ambiente de escritório, já o Profibus usa interface óticas, próprias p/ um ambiente de chão de fábrica, onde há muita interferência eletromagnética (EMI), coisa comum em subestações de alta tensão também.
(2° Parte: Relações com o Mercado)
1. Na sua opinião quais foram as principais mudanças no sistema de qualidade ISO9000 p/ ISO9001? Cite no mínimo duas delas.
Apenas uma adequação da norma às realidade do cliente e da rotina administrativa e produtiva. Exemplo: Foco em resultados e aprendizado contínuo.
2. Em dezembro de 2001, a Câmara dos deputados aprovou o projeto que flexibiliza a CLT. Explique como isso poderá diminuir o desempenho no Brasil.
Criará a flexibilização das negociações, reduzindo o imposto pago por trabalhador, viabilizando contratações, apenas deverá ser considerada uma negociação justa entre as partes, além de dar mais liberdade para as categorias profissionais e reduzir o centralismo do Estado.
3. O que é Endo-Marketing?
É o marketing focado ao setor segmento do cliente, derivado por exemplo CRM. (conceito de relacionamento com mercado ou cliente).
4. Entre o final da década de 80 e o início da de 90 a "reengenharia" tornou-se uma forte concorrência de gestão empresarial, porém, muitas empresas fracassaram na sua implementação e amargaram grandes prejuízos. Cite pelo menos 3 critérios que você adotaria para que esses processo fosse integrado com sucesso em sua empresa.
Estudar e dominar o processo da produção.
Analisar o mercado em relação às melhorias.
Integrar visões.
Manutenção produtiva total (TPM) é um bom exemplo.
5. O que você entende por Administração por Competência?
É a administração que leva em conta as habilidades específicas das pessoas para determinados trabalhos.
6. Uma empresa A, possui um sistema de gestão da qualidade ISO9000 "global", isto é, o certificado da qualidade não é setorial, visto que ela produz um único tipo de mercadoria; a empresa B produz vários tipos de insumos e portanto, sua gestão de qualidade é setorial. No caso de uma não conformidade, em qual das ações a corretiva seria mais rápida?
A empresa B conseguiria fazer a correção mais rapidamente em função de ter uma certificação setorial, ao invés de um processo macro.
7. O estudo das condições de utilização de um aparelho bem como a orientação ao cliente para que a sua planta seja ideal, a fim de aumentar a vida útil, pode ser considera uma ação preventiva ou proativa?
É uma ação proativa no sentido de otimizar o equipamento quanto ao uso.
8. Como a "inteligência do processamento" distribuída no chão de fábrica, através do conceito field-bus poderá otimizar a produtividade de uma indústria?
Através do controle digital distribuído entre as diversas interfaces do sistema (SDCD) exemplo disso, uma planta de produção de açúcar e etanol, outro uma subestação de alta tensão HVDC e o processo industrial de ajuste e teste de equipamentos.
9. Quanto ao controle do estoque, o que você entende por FIFO?
Administração dinâmica de estoques, onde os primeiros insumos que entram são os primeiros a saírem.
10. Explique o sistema 6 Sigma.
É um processo que tem como uma das principais características, a forte estruturação sequencial e o uso de ferramentas apropriadas em cada etapa, focando no sucesso de um projeto.
E aí pessoas, foi legal essa experiência? Comentem aí!
#empregabilidadeemeletrônica
#makerdeeletrônica
#eletrônicaindustrial
#eletrônica
Binho de Carvalho - Contato: arabutam@gmail.com
Facebook: Guru Eletrônico
Instagram: guru_eletronico
YouTube: Guru Eletrônico
Site Principal: gurueletronico.blogspot.com, acessem nossa loja do Facebook!