Translate

domingo, 20 de março de 2022

Fotocélula otimizada

  Olá pessoas, vou descrever esse incrível projeto, cujo arranjo foi pensado em função do LDR escolhido, que apresentou resistência entre 30 k Ohm até 3M Ohm. O circuito se baseou no teste da figura ao lado, que consiste basicamente num comparador usando o amplificador operacional 741 em polarização simples de 12 VDC, que através das entradas positiva e negativa do CI, liberará um nível positivo na saída após comparar com a referência de resistência criada pelo LDR. Aqui foi simulado o circuito com uma versão antiga do Circuit Maker.
 A resistência do LDR, que no circuito da figura ao lado é R4, oscila na faixa resistiva citada acima, essa faixa é aproximada. Então na presença da luz temos 30k Ohm e na ausência, cerca de 1,2 a 3M Ohm.
 Esse circuito é muito prático e permite fixar o ponto de tensão para acionar ou cortar o transístor, basta fazer o arranjo dos diodos na saída. O relé poderia ser de um valor menor, 5VDC por exemplo, basta ajustar a alimentação do circuito para essa tensão. O relé deve controlar cargas de 10A, alimentadas por tensão AC.
 
O diagrama de circuito ao lado, mostra o detalhe de conexão e o arranjo dos componentes, onde usei conectores para a alimentação do circuito e para a conexão AC no relé, fiz um PCB  e esse diagrama usando o CAD Eagle, se fosse feito no Proteus, ele poderia ser simulado e colocado para ser exposto o projeto em 3D. R4 simula o LDR citado na primeira figura.
 
PCB ao lado mostra os detalhes da configuração dos componentes e fica como sugestiva de lay-out. Vale a pena detalhar a espessura das trilhas que interligam K1 com a carga AC, elas devem ter 2,5mm de largura, em função da carga AC de até 10A.
 
 Lista de componentes:
 1 conector de dois polos, X1.
 1 conector de três polos, J1.
 CI 741, amplificador operacional, CI1.
 4 diodos 1N4148, sendo que o último é soldado invertido em L1 do Relé K1. (D1 a D4).
 PCB de material em fibra ou fenolite.
 R1 e R2, resistores de 15k, 0,125W (1/8).
 R3 e R5, resistores de 10k, 0,125W (1/8).
 R4, é substituído pelo LDR1, que é o resistor sensível a luz.
  k1, relé de 12VDC, 50mA, com chaveamento NA/NF para 127VAC/10A.
 Transístor BC548, Q1.
 Alimentação feita por fonte DC estabilizada, ou retificada e adaptada do AC, confiram nossos projetos de fontes.
 Vejam os detalhes do nosso projeto na bancada em testes, confiram abaixo:

 No canto esquerdo da matriz de contato, temos a configuração do circuito primeiramente com R1 e R2, depois com o R3 e o LDR, o 741 é o quadradinho preto, depois os três diodos, Q1 e o relé k1.
 Os leds vermelho e verde, simulam as condições de desligado e acionado para as conexões em AC. Claro que posso aplicar perfeitamente numa sinalização em DC.
 O valor da faixa de resistência do LDR como foi explicado, variará de componente para componente, sendo perfeitamente aceito pela configuração aplicada no circuito. Na sequência temos os lay-outs finais das placas. Começando com o o lados dos componentes abaixo, no lado direito.



 Observem a disposição dos componentes nesse lay-out de fabricação, simples e direto, com economia e arte. Usando CADs como o Eagle e o Proteus, você pode desenvolver rapidamente sua plaquinha e fabricá-la.

O lado da solda, ao lado, mostra a simplicidade e praticidade construtiva do circuito.
 No mais, é simples o funcionamento e o circuito tem uma empregabilidade elevada e com igual eficiência e durabilidade, aí é aplicar o bom senso...
 Para modelar imagem 3D, o Eagle usa o Fusion 360, que automaticamente cria um modelo com as representações 3D dos componentes do seu projeto, acontece que nem sempre o que você escolhe tem modelo 3D definido e o programa cria uma associação com isso, olhem o modelo abaixo.

 Vejam na figura que alguns componentes não apareceram e o programa trocou por outra representação em função de não ter um modelo 3D para o componente, mesmo assim, fica uma qualidade gráfica extraordinária! 
 Pessoas, bom projeto, abraços e boa montagem!
 
#fotocélula
#eletronica
#electronics
#automação
#automation

Binho de Carvalho - Contato: arabutam@gmail.com 

Facebook: Guru Eletrônico

Instagram: guru_eletronico

YouTube: Guru Eletrônico

Site Principal: gurueletronico.blogspot.com, acessem nossa loja do Facebook!

domingo, 6 de março de 2022

Controle por UJT ou PUT

 Esse circuito é uma ideia postada pelo professor Newton C. Braga, no Curso de Eletrônica Básica, livro lançado como E-Book, pelo Instituto Newton C. Braga.

 O circuito se baseia numa forma de controle simples, em ponte de diodos e no circuito básico de polarização do UJT 2N2648 ou do PUT 2N6823, a tensão do diodo zener, D5, varia entre 12 a 20V. A ponte de diodos dará um sinal de onda que será a referência pra gerar o sinal de disparo no gatilho do TIC226. Este circuito tem um bom controle para cargas indutivas e resistivas.
 O tiristor é um TRIAC TIC 206 ou 226, o resistor R4, será de 10k/2W, se a carga for usada em 127V, ou de 22k/5W, se for 220V, importante montar o tiristor numa placa de metal, isolando devidamente o componente, para dissipar o calor gerado no dispositivo, de forma que não quebre a junção semicondutora pelo excesso de temperatura, as conexões de tensões e cargas, são seletadas em S1 e nos CONECs de 1 a 3, observe figura acima.
 Foi usado nesse circuito um transformador de pulsos de relação 1:1, com a finalidade de isolar o pulso de disparo do gatilho do Triac. Enrole num bastão de ferrite de 1 cm de diâmetro, por 5 cm de comprimento, podendo ser empregado também um núcleo toróide de características similares, 100 espiras de fio esmaltado 28 no primário e mais 100 espiras por cima, do mesmo fio, formando o trafo 1:1.
 Já empreguei esse circuito pra fazer controle de chocadeiras de ovos, secadores e outras aplicações, você pode experimentar uma aplicação em ventiladores e outros motores, o cuidado de usar a configuração certa de circuito com as tensões a serem empregadas.
 Observem abaixo o fotolito do circuito:

 Lista de materiais

 CONEC1 a CONEC3 - conectores, ver figuras e texto.
 C1 - Capacitor cerâmico ou poliéster de 100nF/250V.
 D1 a D4 - Diodos retificadores 1N4004.
 D5 - Diodo zener de 12Vdc/1W.
 Plug tri-way, padrão fonte alimentação PC, veja texto e figuras.
 R1 - Resistor de fio de 470 Ohm/1W.
 R2 - Resistor de 10k/1/8W.
 R3 - Resistor de 4k7/1/8W.
 R4 - Resistor de fio 10k/2W.
 R5 - Potenciômetro linear de 100k.
 T1 - Triac TIC226D.
 T2 - UJT 2N2646.
 TR1 - Transformador 1:1, ver texto.
 S1 - Chave liga-desliga de 3 posições, ver texto e figuras.

Como sugestiva de empacotamento do circuito, empregue uma caixa metálica, que servirá como dissipador pro tiristor e economizará o investimento de componentes desnecessários.
Abraços e boas experiências!

#circuitocomujt
#circuitocomput
#eletronica
#electronics
#automação
#automation

 Contato: 
 arabutam@gmail.com

 Redes sociais: 

 Facebook: Guru Eletrônico

Instagram: guru_eletronico

YouTube: Guru Eletrônico

Site Principal: gurueletronico.blogspot.com, acessem nossa loja do Facebook!