Translate

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Carregador de pilhas e baterias de 1,2 a 9V, muito prático e eficaz!

 Olá meus caríssimos e caríssimas, estou publicando esse interessante projeto que é bem simples e fácil de ser reproduzido e é excelente para fazer uma carga de até 10 horas para pilhas e baterias da faixa de voltagem anunciada no título da postagem.

 Funcionamento: Observando a figura ao lado, conferimos o esquema elétrico e podemos concluir que é um circuito regulador paralelo, de uma fonte de retificação com tap central, ligando o terra (GND) ao tap e os diodos D1 e D2 são ligados com as saídas dos catodos juntos, passando pelo fusível de 200mA e são filtrados pelo capacitor C1, a corrente monitorada é da ordem de até 20mA no secundário.

 No primário, temos uma chave seletora de 127 e 220VAC, protegida por fusível de 100mA, que é alimentado por plug acoplado à tomada da rede elétrica. Os fusíveis de primário e secundário garantem uma proteção total ao carregador, no entanto, é possível implementar apenas o fusível do primário se desejado.

 O circuito regulador é formado por D3, D4, R1, R2, R3 e o Q1, a bateria a ser carregada (V2) é acoplada entre o coletor de Q1 e o terra (GND). Ao ligar o circuito, o ciclo de correntes irá acionar o Led1, a bateria a ser carregada irá interagir com Q1 e os diodos D3 e 4, através das correntes definidas por R3 e 4, é opcional descartar R4, dimensionando um valor fixo para a corrente somente com R3, assim, a bateria V2 irá carregar entre 8 a 10 horas com um desempenho bem interessante. Não será necessário dissipador de calor para Q1 em função da corrente baixa que circula por ele. A bateria necessariamente deve ser de NICAD (Níquel - Cádmio), ou de qualquer outro material recarregável. 

 Detalhes construtivos: Veja a foto da figura ao lado, esse primeiro detalhe mostra a montagem do projeto numa caixa plástica, podendo ser utilizada qualquer caixa de aparelho, reciclando equipamentos.

 O circuito foi montado numa PCB Universal e unido os componentes por ligações na PCB com wire-up ou jumpers, pequenos fios de ligações, soldados na placa.

 Observem no detalhe a ligação das chaves e bornes, além do conector AC, que poderia estar acoplado a um fusível ou poderíamos montar o fusível na PCB (Placa de Circuito).

Observem outra foto do detalhe:

 Nessa foto podemos ver como são montados os bornes para acoplarmos a bateria a ser carregada, liguei aqui o conector para bateria de 9VDC, também conhecido como clip.

 O transformador foi fixado com braçadeira plástica e a PCB com fita dupla face, aproveitando bem o espaço da caixa plástica. Lembro que pode ser aproveitada qualquer caixa que possa ser encaixada as placas, incluindo caixas de fontes ou outros equipamentos e instrumentos. Com criatividade, podemos reciclar e dar nova vida aos materiais.


 Testando o circuito: Na figura ao lado, observamos o teste de tensão na bateria em carga, veja que a bateria está acoplada aos bornes positivo e negativo e o multiteste mede 9,79VDC, além do led vermelho sinalizar o funcionamento do circuito.

  A chave seletora, escolhe o valor correto da tensão da rede elétrica, 127 ou 220VAC. Fiz um sistema de plug, usando jack e o plug AC, no padrão ABNT.

Não deixem de conferir nosso vídeo no canal Guru Engenheiro do YouTube. 

Lista de materiais: 

01 plug AC127/220V/10A, V1.

02 diodos 1N4004, D1 e D2.

02 diodos 1N4148, D3 e D4. 

01 capacitor eletrolítico 10uF/25V, C1. 

02 resistor de 1k/1/8W, R1, e R4.

01 resistor de 47 Ohm, 1/8W R2.

01 resistor de 56 Ohm, 1/8 

01 transistor BD140, Q1. 

01 led vermelho de 5 mm, LD1.

01 transformador 127/220V/12 + 12V/200mA. 

01 chave seletora 110/220V/10A, CH1.

01 fusível de 0,1A/250V, F1.

01 fusível de 0,2A/250V, F2.

 Boa prática!

#carregadordebaterias
#eletronica
#electronica

Binho de Carvalho - Contato: arabutam@gmail.com 

Facebook: Guru Eletrônico

Instagram: guru_eletronico

YouTube: Guru Eletrônico

Site Principal: gurueletronico.blogspot.com, acessem nossa loja do Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui sua opinião, grato

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.