Translate

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Bateria de emergência para controle de portão eletrônico


Olá queridos! Quem nunca teve um problema como esse? Imagine chegar em casa, apertar o botão do controle remoto e descobrir que ele não funciona por causa de bateria descarregada... Bom, sem desespero, pois geralmente postos de gasolina 24 horas, tem lojas de conveniência que vendem baterias e pilhas, mas como achar a pilha pequena de 12 V?
 Bom, fácil, a maioria desses controles funcionam com pilha ou bateria de 9 V, então é só fazer uma alteração ou gambiarra conforme a figura acima, à esquerda, onde usei um clip encaixado no negativo da bateria.
 Observem que o controle e a placa de comando, funcionam com a bateria pequena de 12 V e usei um multiteste, que ilustra a tensão média da bateria no controle, observem a figura ao lado, à direita.
 Vejam, que o controle é bem versátil e  a pilha é pequena, porém a corrente que aciona o transmissor do controle é pequena.
 Como podemos fazer pra acoplar o controle, a uma pilha de 9 V, bem é simples, basta encostar o clip ao negativo da placa de controle e o positivo da bateria, ao positivo da placa de controle, olhe a figura ao lado, à esquerda.
 Temos aí o detalhe do que foi explicado, ao acionar qualquer um dos botões o led será acesso e piscará indicando a transmissão da frequência de comando, que acionará o portão eletrônico.
 Bem, a idéia é simples e essa gambiarra ou alteração vale e é preciosa numa situação de emergência.
Boa sorte nos projetos e criatividade é tudo! Abraços à todos! Feliz 2016!

Nenhum comentário:

Postar um comentário