Translate

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Brain Machine, máquina de hipnose e relax.


 Pessoal, esse é um projeto simples e sensacional, baseando no circuito do CI 555, cujo circuito é muito difundido pelos fabricantes, onde no caso do nosso projeto, empregamos a configuração de astável presente na figura ao lado.
 A bateria pode ter os valores entre 9 e 12V, a temporização é dada pelo Potenciômetro R4, de 10k Ohm linear, e o capacitor C2. O transístor do projeto é o BC548 de uso geral, o capacitor de 47uF, serve para filtrar e estabilizar o circuito, pode ser usados capacitores de 47 a 470uF/16V, que funcionam normalmente.
 O conjunto formado pelos leds verde e vermelho, são montados num óculos, que pode ser adquirido em lojas de 1,99 reais, com a diferença dos leds serem ambos vermelhos, embora pode ser usados combinações de verde e vermelho, ou vermelho e azul, sendo essa última, não experimentada ainda..
 Na montagem, escolhi uma caixa plástica pequena, onde  fixei a bateria com o auxílio de fitas de dupla face, confiram o detalhe construtivo pelas fotos,  ao lado, estão condicionados na caixa o circuito, que foi montado numa placa universal, a bateria, chave de ligação e potenciômetro.
 É um circuito de montagem relativamente simples e de alta funcionalidade, tive resultado com frequências de 6 a 10 Hz, induzindo estados de agitação, meditação e relax.
 A melhor frequência para relaxamento é da ordem de 7,83 Hz, com a frequência de 6, há um sentimento de depressão, de 8 relaxamento, 10, excitação e entusiasmo.
 Na foto ao lado, vemos o protótipo montado e os leds adaptados ao óculos.
 O circuito pode auxiliar terapias de relaxamento, hipnose e ser excelente ferramenta em psico-terapia.
 Os custos na montagem do projeto serão baixos em função da popularidade do timer 555.
 Consegui adaptar e desenvolver um circuito melhor, obedecendo as condições similares do projeto, numa caixa bem melhor e menor, e em outro caso, foi melhorado a caixa do circuito presente, adicionando conexões, vejam os detalhes das fotos que se seguem e confiram as melhorias.
Quanto a aplicação, sugiro utilizar a Brain Machine, obedecendo as frequências seletadas, conforme descrito no projeto, combinando-as, com audição de música wavesync, disponível na internet pelo Youtube e outros sites, vale a pena pesquisar e experimentar.
 Eu usei as frequências de 8 e 10 Hz com sucesso, e para calibrar, basta medir com um frequencímetro, a saída do pino 3 do 555 e conferir com a posição do potenciômetro R4, atentem que essa posição pode variar em função da tolerância de mais ou menos 10% do dispositivo.
 Na figura à esquerda, um exemplo de aplicação, com melhoria da caixa do projeto principal.

 Lista de materiais:
 V1 - Bateria de 9VDC
 S1 - Interruptor tipo alavanca, pequeno, de metal.
 R1 e R2 - Resistores de 220 ohms/1/8 W
 R3 e R5 - Resistor de 1k/1W
 R4 - Potenciômetro de 10k/linear
 C1 - Capacitor cerâmico de 100nF, 10% de tolerância.
 C2 - Capacitor 10uF/ 16V eletrolítico
 C3- Capacitor 47uF/16V eletrolítico.
 U1 ou IC1 - Timer 555
 U2 e U3 - Leds vermelho e verde ou azul, padrão médio
 U4 - Transístor BC547 ou 548, NPN

 Esse projeto é uma sugestiva que pode ser aperfeiçoada, futuramente incluirei sugestão desse circuito em placa PCB, usei o CAD Eagle na execução de vários projetos nesse blog, e será o mesmo software a ser empregado na futura sugestiva.
 Quero desejar a todos boa montagem e uma feliz experiência! Abraços à todos!

 by Rubens de Carvalho

4 comentários:

  1. Onde posso comprar esse produto no brasil, pois só vejo sites estrangeiros.

    ResponderExcluir
  2. Maurício, eu fabrico esse equipamento de forma artesanal e aceito encomendas, ele sairá no estado da arte e tem garantia de 3 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. blz e qual o valor, e forma de pagamento, como entrar em contato.

      Excluir