Translate

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Tipos de CAD e simulador de circuitos; apresentação do sistema Proteus


 Olá pessoal, gostaria de falar sobre duas ferramentas extremamente úteis e necessárias na eletroeletrônica, os CADs, que são os desenhos auxiliados por computador, onde são ilustrados diagramas elétricos e placas de circuitos impressos(PCB); e também os simuladores de circuito como o Multisim da National.
 Apresento por último o Proteus, um divisor de águas para mim e interessante diferencial.
  CADs e simuladores: Os CADs revolucionaram a maneira de desenhar e representar os sistemas, não só de eletroeletrônica, mas de todas as áreas, sendo os mais conhecidos são o Autocad para todas as áreas da engenharia, Pcad, Orcad, Tango, Kicad e Eagle, esse último se destacando pela praticidade de utilização, baixa ocupação de memória e rápido desenvolvimento de circuitos. O Eagle acabou sendo incorporado pela Autodesk, a empresa criadora do Autocad. Desses programas, utilizei e testei o Eagle em 13 projetos, incluído esse PCB de fonte que está na figura ao lado. É um software leve que se adapta a qualquer equipamento e se destaca pela agilidade, entretanto, não é possível rodar circuitos 3D sem um hardware adequado, os outros CADs se deparam com problema de tamanho, licenças e dependência de chaves de hardware que inviabilizam muitas coisas, no caso do Kicad, o maior problema foi um hardware inadequado...
 Os simuladores nasceram de sistemas criados em universidades chamados Spice, que tinham como objetivo simular o comportamento de circuitos a serem montados. A evolução desses sistemas aconteceu num simulador chamado Eletronic Workbench, na qual era necessário apenas desenhar o circuito e era simulado formas de onda, medições de corrente, tensão e resistência, conforme instrumentos acoplados no circuito em teste, com quase 100% de eficiência real. Atualmente o Multisim evoluiu numa plataforma dinâmica que visa a produção de protótipo dos circuitos, além da simulação deles. Acompanhem no site: Multisim Live Online Circuit Simulator, e observem a evolução da plataforma que hoje é desenvolvida pela National. Escolhi o Multisim em função da praticidade e da diminuição do tempo de projeto, além da rápida correção de erros ou mudanças de versão dos circuitos, ferramenta bem explorada também pelo professor Braga, que é um dos melhores referenciais mundiais sobre esse assunto. Essa opção foi modificada em função da descoberta de um novo sistema, que é o Proteus.

CAD Proteus: É um software desenvolvido pela Labcenter e agregado e representado mundialmente pela EDASIM e representado no Brasil pela Anacom software, num trabalho expressivo que permite o desenho, desenvolvimento, prototipação, teste e integração com IOT, uma grande revolução numa plataforma intuitiva, fácil de usar, moderada com o hardware e dinâmica ao administrar licenças.

 Fiz o projeto de uma Fonte Estabilizada de 12V, em ponte completa, variável de 0 a 12 V e de 0 a -12V, com um resultado operacional muito interessante, prático e que levou apenas 30 minutos, criei o PCB e ainda o 3D da placa, ficando bárbaro o resultado, olha aí a figura acima.

 Desenvolvi os circuitos e os testei como é visualizado na figura acima, usando uma pré-condição, já existente e sugerida no programa, destaco a biblioteca, que é concentrada e já tem os itens mais básicos de um projeto e a busca de opções é facilitada, sendo intuitiva a aplicação e uso das ferramentas, nos primeiros 10 minutos, encontrei de cara as opções que eu necessitava e construí meu circuito.

 Ao passar para a elaboração do PCB, veja a figura ao lado, os componentes desenhados no diagrama elétrico são automaticamente transferidos para uma lista, aí basta clicar na sequência de componentes e posicioná-los no espaço para forma o PCB, as trilhas podem ser configuradas na opção das ferramentas e assim, chegaremos a configuração desejada, como obtive na figura.

Esse é o espetacular resultado do PCB, simulado em 3D, permitiu visualizar todos os detalhes dos componentes, placa, trilhas e conferir o espaço físico, melhorar automaticamente a configuração e disposição dos componentes, e isso tudo usando um hardware Core I3, com 4 GB de memória e 500GB de HD, acredito que o maior incremento foi o processamento em nuvem, de fato, deixou mais rápida a simulação e elaboração dos circuitos.

Interessante que se eu substituir um componente, ou fizer uma trilha errada, o sistema irá sinalizar e indicará os erros cometidos, bem rápido e prático e achei incrível, você não necessita ficar carregando biblioteca como tinha que fazer no Eagle e nem trava simulação 3D como era no Kicad, fora que outros tipos de CAD, sem ter um hardware com qualidade gráfica melhor, travamento de operações seria uma constante, um pesadelo...
 Fiz um link no Youtube e compartilho o vídeo aqui:



Pessoal, serão uma série dedicada ao Proteus e ao IOT, agradeço imensamente aos meu parceiros da Anacom e EDASIm, Carlos Gonzales e Israel, assim como os parceiros americanos que forneceram o Seeduino para experiências, breve mostrarei a integração do Proteus e Arduíno e como florescer e aplicar ideias para projetos inovadores e originais

 Tdb a todos!  
 Grato amigos e boas experiências!
Links: 
EDASIM: edasim.com
Anacom: anacom.com.br 

#cad
#eletronica
#electronics
#proteuscad
#eaglecad

Binho de Carvalho - Contato: arabutam@gmail.com 

Facebook: Guru Eletrônico

Instagram: guru_eletronico

YouTube: Guru Eletrônico

Site Principal: gurueletronico.blogspot.com, acessem nossa loja do Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui sua opinião, grato

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.