Translate

terça-feira, 15 de junho de 2021

Abajur de leds, usando sucata.

 Olá meus prezados amigos! A ideia que exponho aqui, não é nova, mas se trata de reciclar coisas usadas, que podem ter excelentes resultados, de decoração e uso.
 Fiz uma adaptação de um modelo de abajur elétrico, para um modelo eletrônico, já que o antigo não funcionava mais, a primeira coisa que fiz foi remover os componentes danificados e velhos, mantive apenas a fiação flexível, que se mantinha em ótimo estado e fiz uma placa com leds brancos, conforme a figura ao lado. Usei nesse primeiro circuito 04 leds brancos de alta intensidade, coloquei resistores de 1W de potência de 330 Ohm, soldando-os todos numa placa universal, conforme visto na figura, adicionei um conector de dois polos, azul, para alimentar a placa.
 O outro circuito combinei leds azuis de alta intensidade, com leds vermelhos de intensidade média, num circuito similar ao anterior. Observe o detalhe na figura da direita, usei resistores de potência de  potência, na mesma configuração que o circuito anterior, para os leds de alta intensidade, azuis; pros leds vermelhos, usei resistores de 330 Ohm/1/8W, mudando apenas o detalhe construtivo da placa e o posicionamento do conector de dois polos, azul.
 O resultado foi um efeito luminoso muito legal, conforme pode ser conferido abaixo, à esquerda;
O circuito ficou muito interessante, sendo que a dificuldade em fixar as placas na estrutura do abajur foi mínima, poderia ter colado ou parafusado as placas, mas preferi fixar elas, com uma braçadeira plástica, que ficou aceitável e funcional, dando um detalhe diferente, inusitado à peça.
 Para não deixar pesado o corpo plástico do abajur, preferi alimentar a unidade com uma fonte externa, que pode ser adquirida em qualquer loja eletrônica, ou montada, de acordo com as sugestões desse blog. Sugiro usar uma fonte de entrada 127/220V 50-60Hz/ Saída 12V/ 500mA, tá suficiente pra garantir a funcionalidade e excelente iluminação.
 Olha aí, na figura da direita o detalhe construtivo e o acabamento final da peça, acompanhada da fonte externa de alimentação, onde conservou-se e aproveitou-se todos os componentes funcionais anteriores, resultando numa peça de excelente iluminação, sendo que o grau de dificuldade é mediano pra baixo, dependendo da habilidade pessoal de quem executa. Essencial, conhecer circuito e montagem em placa universal, pra tentar montar esse projeto, sugiro assistir os vídeos do Mr Arabutam.

Pessoal, ao lado, à direita, segue o esquema elétrico dos circuitos conectados, usei na simulação leds amarelos, para representar os leds brancos de alta intensidade, confiram o circuito!
 Boas práticas!

 Lista de materiais:

 02 conectores de dois polos azuis.
 03 leds azuis de alta intensidade.
 04 leds brancos de alta intensidade.
 02 leds vermelhos de baixa intensidade, comuns.
 02 resistores de 330 Ohm/1/8W.
 07 resistores de 330 Ohm/1W de fio.

#abajurdeleds
#eletronica
#electronics

Binho de Carvalho - Contato: arabutam@gmail.com 

Facebook: Guru Eletrônico

Instagram: guru_eletronico

YouTube: Guru Eletrônico

Site Principal: gurueletronico.blogspot.com, acessem nossa loja do Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui sua opinião, grato

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.