Translate

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Brain Machine, máquina de hipnose e relax.


 Pessoal, esse é um projeto simples e sensacional, baseando no circuito do CI 555, cujo circuito é muito difundido pelos fabricantes, onde no caso do nosso projeto, empregamos a configuração de astável presente na figura ao lado.
 A bateria pode ter os valores entre 9 e 12V, a temporização é dada pelo Potenciômetro R4, de 10k Ohm linear, e o capacitor C2. O transístor do projeto é o BC548 de uso geral, o capacitor de 47uF, serve para filtrar e estabilizar o circuito, pode ser usados capacitores de 47 a 470uF/16V, que funcionam normalmente.
 
O conjunto formado pelos leds verde e vermelho, são montados num óculos, que pode ser adquirido em lojas de 1,99 reais, com a diferença dos leds serem ambos vermelhos, embora pode ser usados combinações de verde e vermelho, ou vermelho e azul, sendo essa última, não experimentada ainda..
 Na montagem, escolhi uma caixa plástica pequena, onde  fixei a bateria com o auxílio de fitas de dupla face, confiram o detalhe construtivo pelas fotos,  ao lado, estão condicionados na caixa o circuito, que foi montado numa placa universal, a bateria, chave de ligação e potenciômetro.

 É um circuito de montagem relativamente simples e de alta funcionalidade, tive resultado com frequências de 6 a 10 Hz, induzindo estados de agitação, meditação e relax.

 A melhor frequência para relaxamento é da ordem de 7,83 Hz, com a frequência de 6, há um sentimento de depressão, de 8 relaxamento, 10, excitação e entusiasmo.

 Na foto ao lado, vemos o protótipo montado e os leds adaptados ao óculos.

 O circuito pode auxiliar terapias de relaxamento, hipnose e ser excelente ferramenta em psicoterapia.
 
Os custos na montagem do projeto serão baixos em função da popularidade do timer 555.
 
Consegui adaptar e desenvolver um circuito melhor, obedecendo as condições similares do projeto, numa caixa bem melhor e menor, e em outro caso, foi melhorado a caixa do circuito presente, adicionando conexões, vejam os detalhes das fotos que se seguem e confiram as melhorias.
Quanto a aplicação, sugiro utilizar a Brain Machine, obedecendo as frequências seletadas, conforme descrito no projeto, combinando-as, com audição de música wave sync, disponível na internet pelo YouTube e outros sites, vale a pena pesquisar e experimentar.
 
Eu usei as frequências de 8 e 10 Hz com sucesso, e para calibrar, basta medir com um frequencímetro, a saída do pino 3 do 555 e conferir com a posição do potenciômetro R4, atentem que essa posição pode variar em função da tolerância de mais ou menos 10% do dispositivo.

 Na figura à esquerda, um exemplo de aplicação, com melhoria da caixa do projeto principal, primeira versão.

 Experimentei adaptar a uma caixa de fonte, medindo 8 cm de comprimento, por 5 cm de altura e 5 cm de largura e coube certinho a placa desenvolvida, sendo esta a terceira versão construída. Particularmente, prefiro aproveitar materiais e reciclar eles, isso agrega valor ao projeto e dá um caráter exclusivo.
 
Usei um óculos de proteção verde para instalar os leds azuis, que difere da figura ao lado, que usava um led vermelho pro olho direito e um verde pro esquerdo, podendo ser utilizado azul também.
 
 Os leds azuis intensificam o relaxamento e a indução ao sono em baixa frequência, com resultados muitos expressivos, após uma prática física de exercício, yoga ou outro. Abaixo o circuito da terceira versão da Brain, placa de 4,5 cm por 4,5 cm.

 Lista de materiais:

 V1 - Bateria de 9VDC
 S1 - Interruptor tipo alavanca, pequeno, de metal.
 R1 e R2 - Resistores de 220 ohms/1/8 W
 R3 e R5 - Resistor de 1k/1W
 R4 - Potenciômetro de 10k/linear com botão.
 C1 - Capacitor cerâmico de 100nF, 10% de tolerância.
 C2 - Capacitor 10uF/ 16V eletrolítico
 C3- Capacitor 47uF/16V eletrolítico.
 U1 ou IC1 - Timer 555
 U2 e U3 - Leds vermelho, verde ou azul, 5mm.
 U4 - Transístor BC547 ou 548, NPN
 Placa Universal ou PCI feita de 4,5 cm por 4,5cm.
 Clipe para ligar bateria de 9V.
 CN1 e CN2 - Conectores de 2 entradas.
 Óculos escuros baratos ou de proteção
 1,5m de cabo duplo de 1,5mm, padrão cabos de alto-falante, som de carro.
 Jack macho e fêmea para a ligação do óculos.

 Acompanhem os vídeos explicativos do canal:


   Segundo vídeo:
 
   


 Esse projeto é uma sugestiva que pode ser aperfeiçoada, futuramente incluirei sugestão desse circuito em placa PCB, usei o CAD Eagle na execução de vários projetos nesse blog, e será o testado outros softwares como o Proteus.
 Quero desejar a todos boa montagem e uma feliz experiência! Abraços à todos! Confiram o vídeo explicativo no YouTube, https://youtu.be/ljn031r02fY
 Boa prática!
#brainmachine
#eletronica
#electronics

Binho de Carvalho - Contato: arabutam@gmail.com 

Facebook: Guru Eletrônico

Instagram: guru_eletronico

YouTube: Guru Eletrônico

Site Principal: gurueletronico.blogspot.com, acessem nossa loja do Facebook!

8 comentários:

  1. Onde posso comprar esse produto no brasil, pois só vejo sites estrangeiros.

    ResponderExcluir
  2. Maurício, eu fabrico esse equipamento de forma artesanal e aceito encomendas, ele sairá no estado da arte e tem garantia de 3 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. blz e qual o valor, e forma de pagamento, como entrar em contato.

      Excluir
    2. R$150,00, aceito cartão, pagseguro e depósito bancário, contato está descrito no blog. Grato!

      Excluir
  3. Boa noite. Desejo receber dados sobre resultados já obtidos, em quanto tempo, enfim, a casuística. Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegui eliminar dor de cabeça, modificar o estado mental, dormir mais tranquilo e também me concentrar melhor. Resultados você pode sentir já nos primeiros 7 dias, em 30 dias, sente uma diferença enorme... Grato.

      Excluir

Poste aqui sua opinião, grato

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.