Translate

domingo, 23 de agosto de 2020

Alavancagem tecnológica nas empresas

  É a metodologia para se desenvolver a produção de uma empresa. Ela é composta por elementos como, organização de fluxograma, lay-out, inovação e eficiência energética.
O maior objetivo dessa metodologia é a eliminação de gargalos, das quais podem empatar ou limitar o processo da produção.
Gargalo é tudo que limita o processo de produção e geralmente pode ser a máquina que demora mais para produzir uma determinada peça, ou a prática operacional que pode ocasionar isto.
É muito importante que o empresário tenha claramente na cabeça, o fluxo de produção e o lay-out, pois serão fundamentais na eliminação dos gargalos. O lay-out, será a disposição física da linha de produção e estoque da empresa, de forma que possa ser agilizada a produção e a velocidade das informações e comunicação tratadas.
equipe funcional será outro item fundamental desse trabalho, pois eles terão maior facilidade, pela prática diária, de encontrar melhorias e propor inovações, onde a empresa pode crescer e lucrar muito. Motivar a equipe é fundamental, abrindo a participação dela em lucros da empresa, e consequentemente na propriedade intelectual, destinando uma porcentagem do ganho disso aos criadores de soluções.
A estrutura proposta pela ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa das Empresas Inovadoras) e o Sebrae foi muito simples, ela se apoia na definição da estrutura de produto da linha de produção, onde são bem definidos matérias primas, componentes e produto acabado, divididos no fluxograma em centros de produção e centros de montagem até obter o produto acabado. Tudo isso segue um padrão de produção racionalizado em células, com comunicação eficaz, que garantem a mobilidade e o alinhamento com normas de qualidade como a isso 9000.
Algumas empresas já implementaram essa prática. No setor elétrico, onde atuei, vi mais de 50 projetos de melhoria gerarem benefícios aos autores, em cerca de 20% dos lucros das ideias comercializada pela empresa. Em termos de Eficiência Energética fiz o acompanhamento de 40 empresas do estado do Acre, entre 2003 a 2006, num programa realizado pelo Sebrae e indiquei o racional uso da energia, cerca de 20 delas tiveram resultados excelentes que inovaram a produção, obtiveram recursos e investiram em melhorias.
Entidades como a ANPEI e o Sebrae incrementaram soluções para os setores metalomecânico, têxtil, plásticos e calçados, visando melhorias em São Paulo e mais de 1700 empresários vivenciaram essa metodologia desde 2008, hoje é um grande desafio continuar inovando no cenário pós-pandemia e combinarmos outras práticas como o marketing digital e a evolução de cursos, equipamentos e serviços on line.
Como profissionais temos o compromisso de agregar valor nos processos de trabalho do qual somos inseridos e promover melhorias que podem agregar valor nos produtos e sistemas de produção.
 É muito importante agregar valores como Eficiência Energética, pois a solução inovadora terá uma eficácia ao usar soluções que maximizam resultados e economizam recursos como energia...
Pesquise os links do Sebrae, www.sebrae.com.br e ANPEI, www.anpei.org.br ,para conhecer melhor essa metodologia. Abraços à todos!
 Boas práticas!
#alavancagemtecnológica
#inovaçãoemeletrônica

#eletrônica

Binho de Carvalho - Contato: arabutam@gmail.com 

Facebook: Guru Eletrônico

Instagram: guru_eletronico

YouTube: Guru Eletrônico

Site Principal: gurueletronico.blogspot.com, acessem nossa loja do Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui sua opinião, grato

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.